Falando de Pesca »

6 de novembro de 2019 – 18:15 | 302 views

48-Peixes – 44 – Falando de Pesca

48-66-S- CONHECENDO A PIRARARA
A Pirarara é um peixe que tem sua ocorrência nas bacias dos rios Araguaia – Tocantins e Amazônas, (…)

      Reino – Animalia  ; Filo - Chordata ;  Classe - (…)

Leia a história completa »
Blog
Além da Pesca
iniciantes
Notícias de Pesca
Peixes
Home » Além da Pesca

54- Falando da Próstata {325}

Enviado por on 8 de outubro de 2014 – 16:28Nenhum Comentário | 1.124 views

59.00- ALEM DA PESCA- 54 – Dicas de Saúde 

59.54.31. S-BRANQUITERAPIA EM TUMORES DA PRÓSTATA 

Implante de sementes com material radioativo é opção para tratamento na fase inicial da doença, (…)

Os avanços da medicina tem levado á detecção cada vez mais precoce do câncer de próstata, o mais comum entre a população masculina.

     Mesmo com o preconceito que ainda afasta muitos homens do exame do toque retal, de grande importância no diagnostico da doença, no Brasil entre 20% e 40% dos casos são diagnosticados na fase inicial. Para estes, a braquiterapia pode representar uma opção terapêutica mais convincente em relação ás demais – radioterapia externa, cirúrgica (prostatectomia) hormonoterapia.

     A branquiterapia consiste na introdução, na próstata do paciente, de pequenas cápsulas de platina, chamadas de sementes, com iodo – 125 dentro. O iodo -125 é um material radioativo que libera energia gradativamente, irradiando o tumor internamente e de forma localizada.

     O implante das sementes é feito pelo períneo e guiado por ultrassonografia. O procedimento dura cerca de duas horas e é feito sem cortes e sem incisões, utilizando somente agulhas.

Em média, são implantadas cerca de 100 sementes, que irradiam o tumor por 150 dias. Para os casos iniciais, a eficácia da braquiterapia é semelhante á das demais opções de tratamento: cinco anos depois de submetidos ao procedimento, entre 92% a 94% dos pacientes não apresentam evidencia de atividade da doença.

Em relação a outras técnicas, a braquiterapia traz mais conforto e segurança, alem de menor impacto na potencia sexual O procedimento é realizado uma única vez, enquanto a radioterapia externa tem a duração de aproximada de dois meses, com sessões diárias. E, por ser minimamente invasiva , braquiterapia reduz os riscos de complicações inerentes aos procedimentos cirúrgicos .

A segurança das sementes radioativas, que são importadas, é controlada por legislação federal é garantida por rígidos critérios adotados pelos fabricantes.

Como a radiação das sementes é de curto alcance (o nome da terapia vem do prefixo grego baque, que significa curto), a braquiterapia é indicada para tumores pequenos, em estagio inicial.

     O tratamento pode não ser recomendável para pacientes, com hiperatividade urinaria, pois a braquiterapia provoca maior sensação de inflamação e eleva a sensibilidade local. Cabe ao medico avaliar se o paciente é elegível para terapia , com base no exame de toque retal , na dosagem de PSA (antígeno especifico da próstata) e na classificação da célula do tumor obtida por meio do exame do material colhido em biopsia.

    Nos últimos anos, equipamentos que geram imagens com definição cada vez melhor têm feito da braquiterapia um procedimento rápido, preciso e seguro. Quando bem indicada, facilita a v ida do paciente, com excelentes índices de eficácia.

Fonte

.Einstein Saúde – Publicado em Veja nº 11/13

.Falando de Pesca – Edit. Jul./14

Obs.Todos os nossos textos da Categoria – “Dicas de Saúde”, devem ser entendidos como informação de caráter geral – Para qualquer situação especifica, sempre, consultar um médico. 

♣ O que você tem feito pelo planeta Terra??

325

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. You can also subscrever estes comentários via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio avatar-reconhecido, por favor registre em Gravatar.