Falando de Pesca »

6 de novembro de 2019 – 18:15 | 145 views

48-Peixes – 44 – Falando de Pesca

48-66-S- CONHECENDO A PIRARARA
A Pirarara é um peixe que tem sua ocorrência nas bacias dos rios Araguaia – Tocantins e Amazônas, (…)

      Reino – Animalia  ; Filo - Chordata ;  Classe - (…)

Leia a história completa »
Blog
Além da Pesca
iniciantes
Notícias de Pesca
Peixes
Home » Além da Pesca

18- Falando de Fé , Comportamento & Selfie {284}

Enviado por on 8 de setembro de 2015 – 15:44Nenhum Comentário | 926 views

59- ALEM DA PESCA – 18 -Comportamento

59.18.54-S- VAIDADE DAS VAIDADES 

Os ouvidos parecem atrofiar-se, enquanto a vista aguça suas faculdades, (…) 

Século XXI: Sociedade da imagem do espetáculo (Guy Debord). As palavras sobram ou faltam. Os ouvidos parecem atrofiar-se, enquanto a vista aguça suas faculdades. O que não entra pelo olhar que não existe , ou não tem importância. Na medida em que se atrofia o órgão da audição, porem atrofia-se de igual modo o ouvido secreto do coração e da alma. 

Diante do fantástico impacto da imagem, a emoção e a sensibilidade acabam por tornarem-se luxos supérfluos, descartáveis.

     Ver, tocar apalpar, encher de fotos o álbum, de papel e eletrônico. Fotos de preferência com a imagem de si mesmo. 

     O império da imagem gera a hipertrofia do narcisismo. Ver e ver-se, na magia da tela – eis a onda, moda, a sensação das sensações. O “eu” sorridente e em primeiro plano – rodeado de paisagens, monumentos históricos e cenas de lazer – deixa à margem o “outro”. Pior ainda, perde a capacidade de surpreender- se com a alteridade e de ser por ela interpelado

Inchando a hipertrofiado, o “eu” ocupa todo o espaço. Reduz tudo e todos a si mesmo ou ao seu ponto de vista . Busca a posse a qualquer custo. O desejo, possessivo, tirano e ilimitado, apropria-se do que encontra , acumulando coisas e pessoas como objetos de estimação. Perde o essencial que “é invisível aos olhos” (Saint- Exupéry). 

Acariciar o “ego”, cultivar o personalismo à máxima potencia, não importa á custa de quem. Entra em cena o individualismo exacerbado, hedonismo, prazer pelo prazer, a “vaidade das vaidades”. Sacrifica-se qualquer compromisso e paga-se qualquer preço para fazer de si mesmo o foco de todas as atenções. 

Chegamos com isso ao que se convencionou chamar de sociedade atomizada. Da mesma forma que, no átomo , as partículas giram magneticamente ao redor do núcleo , no ser humano , os interesses, desejos , esforços  e paixões giram em torno do próprio  umbigo. 

A fixação sobre si mesmo gera a miopia e a cegueira com relação ao “outro”, seja este de caráter sexual e afetivo, étnico ou cultural, comunitário ou sociopolítico animal ou vegetal, orgânico ou inorgânico. 

     Semelhante engrandecimento e absolutização de si mesmo e da visão narcisista impede o desenvolvimento da escuta. Impossível ouvir não só as palavras, mas especialmente o silencio que a alma do outro. Mais impossível ainda sentir não as palavras, mas o mistério silencioso e oculto do totalmente Outro. 

     Não há tempo, nem espaço e menos ainda empenho para a busca da alteridade: natural, cotidiana, humana histórica e transcendente. O que significa, retroativamente em ultima instancia mutilar o próprio “eu”. Pois somente no confronto e na relação “eu – tu” (Martin Beber) a pessoa humana nasce , cresce , desenvolve-se e realiza todas as suas potencialidades. Descentrar – se para encontrar-se para encontrar a si mesmo. 

     Conhecendo 

O que é Silfie? 

Selfie – É uma palavra em inglês, um neologismo com origem no termo self-portait, que significa autorretrato, e é uma foto tirada e compartilhada na internet.

Normalmente um selfie é tirada pela própria pessoa que aparece na foto, com um celular que possui uma câmara incorporada.

Em 2013, os responsáveis pelos dicionários da Oxford escolheram selfie como a palavra do ano. Um dos motivos para esta escolha foi o fato da busca por esta palavra ter crescido 17000% em 2013, o que confirma o seu estatuto de uma das palavras mais procuradas em um ano.

Fonte

. J. O São Paulo – Ed.3051- Padre Alfredo José Gonçalves

.Site Significado

.Falando de Pesca- Edit. Mai./15     

 O que você tem feito pelo planeta Terra??

 Pra pensarSó Existem dois dias no ano que nada pode ser feito. – Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.” – Dalai Lama

284

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. You can also subscrever estes comentários via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio avatar-reconhecido, por favor registre em Gravatar.