Falando de Pesca »

6 de novembro de 2019 – 18:15 | 114 views

48-Peixes – 44 – Falando de Pesca

48-66-S- CONHECENDO A PIRARARA
A Pirarara é um peixe que tem sua ocorrência nas bacias dos rios Araguaia – Tocantins e Amazônas, (…)

      Reino – Animalia  ; Filo - Chordata ;  Classe - (…)

Leia a história completa »
Blog
Além da Pesca
iniciantes
Notícias de Pesca
Peixes
Home » Além da Pesca

19 – Falando do Bar Mais Antigo do Mundo-{292}

Enviado por on 12 de janeiro de 2016 – 23:54Nenhum Comentário | 1.105 views

59- ALEM DA PESCA -19-CURIOSIDADES

59-58.S-LISTANDO ALGUNS BARES ANTIGOS 

A Irlanda possui bar com 1100 anos que é considerado  o mais antigo do mundo, (…) 

Localizado na região central do país, o Seans Bar é reconhecido pelo Guinness Book como o mais antigo do mundo em funcionamento. Construído em 900, o local se modernizou, mas sem perder seu charme.

Quem olhar de fora achará que é um bar comum, mas ao entrar logo se vê uma placa do “Guinness Book” que o torna único. Fundado no ano de 900, o Sean’s Bar é o mais antigo bar do mundo. Localizado na cidade de Athlone, na Irlanda, o pub fica na margem do rio Shannon.

Conhecido internacionalmente por sua idade milenar, o local teve seu período de fundação confirmado durante uma reforma nos anos 70.

O pub que inicialmente era conhecido como “Luain’s Inn”é famoso por tudo que o envolve inclusive por buscar manter o mesmo estilo há mais de 1100 anos.

     Atualmente, o bar tem música ao vivo todos os dias e, para os verões, uma área aberta com vista para o Rio Shannon com teto retrátil.

     Pequenos detalhes como o chão forrado com serragem, uma milenar lareira e louças antigas expostas levam os turistas ao passado. Parte da parede que foi descoberta há 40 anos e comprovou a idade do bar está exposta dentro de uma redoma de vidro que mostra uma construção típica do século X feita de pau a pique e vime.

Também foram encontradas moedas desse período, algumas doadas ao Museu Nacional. Outras são exibidas nas paredes da casa, que também guarda antigas varas de pescar, bolas de canhões, espadas e outros objetos históricos.

Localizado na região central da Irlanda, o vilarejo fica ao sul do Lago Loch Ribh. Com uma população de aproximadamente 15 mil habitantes, a localidade é a maior do Condado de Westmeath e fica a 1h30 de trem da capital irlandesa, Dublin.

Se o bar é o principal ponto turístico local, o Castelo de Moydrum não deve em nada. Localizado na região central de Athlone, ele fica bem próximo ao Sean’s Bar e merece ser visitado.

Como Chegar

A melhor opção para chegar à Athlone é através de Dublin que fica a cerca de 120 quilômetros. Partindo da capital irlandesa pode-se utilizar trem ou ônibus, mas quem optar pelo transporte ferroviário irá economizar em até 30% o valor gasto com a passagem.  

Com saídas de São Paulo e do Rio de Janeiro, os voos rumo a Dublin são operados por companhias internacionais e possuem escala. As passagens aéreas custam a partir de R$ 1950,00- (Jun./15) .

                                          Outros Velhinhos

Comenta-se que existiriam mais de vinte bares que teriam de 200 a 600 anos de existência em toda a Europa; conhecendo:

 .Brauhaus SionColônia – Alemanha

Não é de se espantar que a Alemanha abrigue alguns dos bares mais velhos do mundo. E o Brauhaus Sion, como pode ser visto, é mais uma prova disso. Este local é uma antiga cervejaria e restaurante localizado no centro histórico da cidade de Colônia.

A fundação do Brauhaus Sion data de 1318, sendo que suas atividades foram interrompidas durante os anos de 1942-1951 devido a total destruição das edificações, no período da Segunda Guerra Mundial.

Assim como o champagne, que só pode ser assim chamado se produzido na região de mesmo nome, a cervejaria produz a Kölsch beer, exclusiva da região de Colônia.

.Ye Olde Mitre Tavern Londres – Inglaterra

Construído em 1546 para os servos dos Bispos de Ely, o Ye Olde Mitre é famoso por ter uma cervejaria onde a rainha Elizabeth I dançou, certa vez.

Situado numa parte de Londres rica em história, fica perto de Smithfield, onde William Wallace (aquele mesmo encenado por Mel Gibson, em Coração Valente) foi enforcado e esquartejado juntamente com mártires e traidores que também foram mortos nas proximidades.

Este é um autêntico pub “real”: não possui TVs, música ou jogos eletrônicos.

                                   Bares no Brasil

     Embora nem de perto termos bares tão longínquos como na Europa ou mesmo em outros lugares do mundo, temos em S. Paulo e no Rio de Janeiro alguns bares que já tem sua história.

              -São Paulo-

      A cidade de São Paulo ganha a cada ano novos bares, para quem está sempre a procura de uma boa comida, novas opções de lazer e novos rostos. Mas há aqueles que também não abrem mão daquele bar ou boteco antigo e tradicional, que já era frequentado por algum de seus familiares,…

- Bar do Mané- Desde 1933, o Bar do Mané que está localizado no Mercado Municipal, oferece ao público do mercado e os fiéis amigos um ambiente descontraído e acolhedor.

Um dos itens mais pedidos nos últimos 15 anos, o tradicional lanche de Sanduíche de Mortadela, com nada menos do que 30 gramas de recheio no pão francês.

      – Bar Léo- Fundado em 1940 no centro de São Paulo, o Bar Léo tem a decoração de um bar antigo, com garrafas de bebidas na prateleira e canecas de chopp penduradas por todo ambiente.

      O Bar acomoda 70 pessoas sentadas, mas consegue recebe o dobro de pessoas por ter o balcão onde as pessoas gostam de ficar em pé conversando, além do lado de fora que também recebe bastante cliente. No cardápio, os mais diferentes canapés, porções de frios, e sanduíches, além do tradicional e saboroso chopp, considerado por muitos o melhor do São Paulo.

            – Bar do Vito - Fundado pelo imigrante lituano Vitautas Tunnelis, o Vito, nasceu em 1942. O tradicional Bar do Vito, localizado na Zona Leste, ostenta um curioso e genuíno boteco cheio de referências daquela ex-república soviética. Entre os petiscos típicos servidos no bar, está à geleia de carne de porco e de vaca guarnecida de mostarda escura e pão francês, além do famoso bolinho de carne, petisco que é sucesso entre os frequentadores.

A casa ainda disponibiliza mesas de jogos com cartas, dominó e sinuca, para receber grupos de amigos durante o happy hour.

-Elidio Bar- Fundado em 1959 pelo Sr. Elidio Raimondi, o Elidio Bar está localizado na Mooca e foi o primeiro a ter um balcão de acepipes no bar, com mais de 100 itens deliciosos que fazem sucesso com a clientela. Atualmente, o bar é comandado pelas três filhas do Elidio, que faleceu em 2012, Celeste, Solange e Susete, que cuidam do bar com o mesmo empenho e detalhes que aprenderam com o pai. Pelas paredes do bar você encontra mais de 40 camisas de times autografadas, a maioria delas pelo rei Pelé. Aos sábados, o Elidio Bar oferece a tradicional feijoada, que também é servida ás quartas-feiras e domingos.

- Aperitivos Valadares -O Valadares, tradicional bar localizado na região da Lapa, é comandado pelo Sr. Luis Adelino Netto desde 1962, com ambiente simples e confortável, mesas ao redor do bar ao lado de fora e em torno do balcão. Com cardápio recheado de coisas gostosas, o bar oferece ao público opções como lanches, porções, petiscos, batidas de frutas, caipirinhas, e cerveja gelada. A casa ainda possui a Lanchonete Valadares, criada pelos mesmos donos, com muitas delícias disponíveis no cardápio e pra quem adorar bater aquele papo com os amigos no final do dia.

      - Bar do Berinjela - Localizado no bairro do Tatuapé, o Bar do Berinjela existe desde 1964 em uma casa com paredes pintadas da cor berinjela. O nome do estabelecimento foi inspirado no prato que é o carro-chefe do bar, a Berinjela à Parmegiana, que faz sucesso com os clientes do bairro e quem de cara experimenta. O cardápio também possui outros pratos, porções, aperitivos e petiscos, que são acompanhados por cervejas de garrafa e outros drinks. O Bar do Berinjela foi o vencedor do tradicional concurso “Comida di Buteco” 2013 que incentiva a culinária de raiz e a tradição de bares e botecos com o petisco Surpresa do Berinjela, um bolinho de berinjela com linguiça refogada e parmesão em cubos.

- Amigo Leal - Aberto desde 1967 pelos amigos Leopoldo Urban, o Léo, e Emílio Noronha, o Bar Amigo Leal que segue a clássica tradição que une choperia alemã com o jeitinho brasileiro. Como o nome mesmo já diz, o bar considera seus clientes como verdadeiros amigos, onde compartilham todos os momentos seja qualquer situação. No cardápio, o bar oferece os pratos alemães como o chucrute, o Eisbein e o Kassier, além de pasteis com recheios de queijo minas, bacalhau, carne de sol e camarão.

.Rio de Janeiro.

        .Bar Luiz : O mais antigo do Rio de Janeiro,já tem mais de 120 anos de existência, foi inaugurado em 1887.

        Com donos de origem europeia, local fica na Rua da Carioca, mas já teve outros dois endereços

        Criado por Jacob Wendling, filho de suíços nascido em Petrópolis, na região serrana, o bar ficava na Rua da Assembleia, também no centro, e chamava Zum Schlauch (“A Mangueira” ou “A Serpentina”, em alemão), referência ao sistema usado para servir o chope.

No primeiro ano de vida, no entanto, a casa servia apenas cerveja. Em 1888 a Brahma foi inaugurada e o bar passou a oferecer o chope produzido pela cervejaria. A bebida era servida bem gelada, mas clientes de paladar sensível podiam usar um esquentador, objeto de metal preenchido com água quente que era pendurado na parte interna do copo por uma alça.

A fama da casa se ampliou quando Adolf Rumjaneck, afilhado de Jacob, passou a trabalhar lá. Praticamente invencível na queda de braço, ele desafiava clientes que preferiam bebidas diferentes de chope: quem vencesse Adolf podia consumir qualquer drinque à vontade. Se o cliente perdesse, deveria provar o chope e pagar pela bebida.

Mais mudanças. Em 1901 o bar mudou de endereço (mudou-se para um prédio vizinho na mesma rua) e de nome, passando a chamar Zum Alten Jacob (Ao Velho Jacob), uma homenagem ao fundador. Em 1908, Jacob se mudou para a Suíça e vendeu o bar a Adolf.

Em 1915 uma lei proibiu a manutenção de letreiros em língua estrangeira e o Zum Alten Jacob passou a se chamar Bar Adolph. O praticante de queda de braço morreu em 1926 e o estabelecimento passou então às ordens de seu sócio austríaco Ludwig Vöit. Em 1927 o bar se mudou para o endereço atual, um prédio em estilo “art déco”. O primeiro contrato de aluguel foi firmado entre o proprietário e a própria Brahma.

Durante a 2ª Guerra Mundial, estudantes do colégio Pedro II contrários à política de Adolf Hitler foram ao bar para destruí-lo, porque supunham que seu nome homenageasse o líder alemão. Mas o compositor Ary Barroso estava no bar e impediu a destruição ao explicar que não se tratava de homenagem a Hitler, mas sim referência ao antigo dono. Para evitar problemas, Ludwig decidiu mudar o nome do estabelecimento para Bar Luiz.

Sucesso. Em diversos concursos o chope servido no bar foi considerado o melhor do Rio. Em 2005 o bar chegou a inaugurar um quiosque em Copacabana, na zona sul, mas atualmente funciona apenas no imóvel do centro carioca. O prédio foi tombado como patrimônio histórico pelo Estado do Rio em 1985.   

     .Nova Capela: Após o incêndio que destruiu o Capela, bar tradicional que funcionava desde 1903, ele foi reinaugurado em 1967 como Nova Capela. O local é famoso pelo cabrito. O Nova Capela fica na Avenida Mem de Sá 96, na Lapa

     .Lamas : O Café Lamas é considerado o bar mais antigo da cidade. Ele foi aberto em 1874 e até hoje está em funcionamento. O Lamas fica no Flamengo, na Rua Marquês de Abrantes 18.

.Bares Tombados no Rio de Janeiro

Os milhares de botequins espalhados pela cidade traduzem a alma do povo carioca. Com o objetivo de preservar a memória cultural, 26 deles são agora tombados e ganharam o título de Patrimônio Cultural, entre eles, destacamos alguns. Veja quais são:

.Adega Pérola - Rua Siqueira Campos, 138 – Copacabana

Ficou famosa por suas iguarias portuguesas como o polvo ao vinagrete. Há três anos, quase foi vendida para uma rede de bares, mas foi comprada por um grupo de frequentadores.

.Armazém Cardosão - Rua Cardoso Júnior – 312 – Laranjeiras

O lugar, que também funciona como mercearia, é um dos mais tradicionais botecos do bairro de Laranjeiras. Aos sábados, serve uma famosa e concorrida feijoada.

.Café e Bar Lisbela - Rua Conde de Azambuja, 881 – Maria da Graça

O bar é uma das referências à boemia do subúrbio carioca. Conhecido por ter, além das geladíssimas cervejas, uma tábua de carne seca imperdível.

.Bar BrasilAv. Mem de Sá, 90 – Lapa

Tem um dos melhores chopes da cidade, que chega ao balcão por uma serpentina com mais de 60 metros de comprimento resfriada com gelo. No cardápio, pratos com base na comida alemã.

.Bip BipRua Almirante Gonçalves, 50 – Copacabana

No coração de Copacabana, funciona desde 1968 e é conhecido como o reduto da música. Lá, diariamente, rolam rodas de samba, choro e bossa nova.

.Adega da VelhaRua Paulo Barreto, 25  A, B – Botafogo

Funciona desde os anos 60 em Botafogo. A comida nordestina dá o tom da casa. Entre os destaques, a carne de sol e o queijo coalho.

.Bar do AdonisRua São Luiz Gonzaga, 2.156 – Loja A – Benfica

Aberto em 1952, em Benfica, Zona Norte da cidade. É famoso pelo bolinho de bacalhau e já foi eleito o melhor botequim da cidade.

.Casa da CachaçaAvenida Mem de Sá, 110 – Lapa

Fundada em 1960, o pequeno espaço tem uma infinidade de cachaças para todos os gostos. São mais de 100 rótulos da bebida mais famosa do Brasil.

Com certeza, em outros lugares do Brasil, teriam bares que deveriam constar deste pequeno texto, estamos à disposição para menciona – los contate-nos.

Fonte

.Site Elhombre

.Site Bares Sp

.Site Estadão – Fabio Grellet

.Falando de Pesca – Edit. Dez./15

♣ O que você tem feito pelo planeta Terra??

.292

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. You can also subscrever estes comentários via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio avatar-reconhecido, por favor registre em Gravatar.