Falando de Pesca »

6 de novembro de 2019 – 18:15 | 74 views

48-Peixes – 44 – Falando de Pesca

48-66-S- CONHECENDO A PIRARARA
A Pirarara é um peixe que tem sua ocorrência nas bacias dos rios Araguaia – Tocantins e Amazônas, (…)

      Reino – Animalia  ; Filo - Chordata ;  Classe - (…)

Leia a história completa »
Blog
Além da Pesca
iniciantes
Notícias de Pesca
Peixes
Home » Peixes

48- Falando do Peixe Agulha { 254 }

Enviado por on 18 de janeiro de 2018 – 22:05Nenhum Comentário | 499 views

48- Peixe – 47 Pesca

48.47.41. S- PEIXE AGULHA  - ORA ISCA ORA ALIMENTO

Uma enorme parcela dos peixes esportivos marinho come peixes menores. E ainda que esses tais pequenos peixes, não sejam, necessariamente, pescados como os “grandões, sempre será bom conhecê – los, (…)

Sim, conhece-los e saber como pesca-los quando se apresentar uma oportunidade e puder utiliza-los como iscas naturais.

          Conhecendo

     Nome Popular -   Agulha, agulhão , Timbale

     Nome cientificoStrogylura marina

     Família -             Belonidae

O agulha pode ser considerado uma das melhores iscas para peixes de bico, pois até se parecem com os seu predadores, já que também são dotados de bicos. Estes porem são invertidos , com o maxilar inferior (e não o superior ) se alongam para forma o seu bico.

É um parente muito próximo do peixe voador;porem não plana como este, mas dá grandes saltos fora da água , tentando escapar dos seu inimigos naturais.                                                         

Peixe alongado, de corpo pouco comprimido. As maxilas superior e inferior (esta, um pouco mais longa que a superior) alongadas em forma de bico com dentes afiados relativamente grandes e espaçados.

Narinas situadas numa depressão em frente aos olhos. Barbatanas sem raios espinhosos. Barbatanas dorsal e anal situadas na parte posterior do corpo. Barbatanas peitorais curtas. Escamas pequenas, cicloides (lisas), destacando-se facilmente.

Ecologia 

Espécie pelágica que ocorre principalmente em águas costeiras, podendo entrar nos rios. Forma pequenos cardumes, sendo muito rápida e voraz.

Porem pode ser também de mar aberto como costeiros, formando grupos ou cardumes que se alimentam na superfície. São comuns em baías, estuários e ao longo de praias abertas é comum vê- los dando inúmeros saltos ao fugirem de predadores. Peixe diurno, aparece muitas vezes junto a cardumes de cavalas

       A reprodução ocorre por todo ano, como a do peixe voador. Os jovens são comuns na superfície , junto às linhas da maré ,e sua cor permite confundi-los com gravetos.

      Os adultos são prateados, com dorso muito escuro (azul verde ou preto). As pontas do bico e do lobo superior da cauda tem cor laranja ou vermelha.

      Maturidade sexual aos 5 ou 6 anos. Reproduz-se a partir do fim da estação fria. Os ovos têm filamentos adesivos que os fixam à vegetação ou a outros objetos flutuantes. Vivem até mais de 15 anos.

São muito importantes em algumas regiões e base de grande parte da pesca artesanal costeira do Brasil. De sabor excelente são encontrados com frequência no comercio de peixes.

Hábitos Alimentares 

Alimenta-se principalmente de pequenos peixes, porem aceitam detritos de plantas e algas.

Equipamentos

.Varas leves, linhas 0,30 a 0,35 com boia e rabicho de 50 cm após a boia; anzóis pequenos de n° 14 a 18.

.Iscas- naturais, principalmente pedaços de camarão em tiras.

Dica para Pesca Oceânica

Em certos lugares. Os agulhas frescos costumam ser vendidos a preços elevados, porque são de fato, muito valiosos para o Pescador oceânico.

Costumam ser iscados de duas formas: com o anzol embutido no abdome ou com um anzol circular preso entre os olhos da isca. Em ambos os casos, o bico é cortado e aboca lacrada (com linha) para evitar a entrada de água que causaria a deteorização prematura da isca.

Fonte

.S.Pesca Alternativa 

.S. Ache Tudo e Região

.S. Fiocruz

.Falando de Pesca – Edit. Dez./17

 O que você tem feito pelo planeta Terra??

254

 

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. You can also subscrever estes comentários via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio avatar-reconhecido, por favor registre em Gravatar.