Falando de Pesca »

6 de novembro de 2019 – 18:15 | 74 views

48-Peixes – 44 – Falando de Pesca

48-66-S- CONHECENDO A PIRARARA
A Pirarara é um peixe que tem sua ocorrência nas bacias dos rios Araguaia – Tocantins e Amazônas, (…)

      Reino – Animalia  ; Filo - Chordata ;  Classe - (…)

Leia a história completa »
Blog
Além da Pesca
iniciantes
Notícias de Pesca
Peixes
Home » Blog

19- Falando da Menor Praia do Mundo [B.10]

Enviado por on 13 de abril de 2019 – 17:57Nenhum Comentário | 217 views

59-ALEM DA PESCA – 19 – CURIOSIDADES

B.59.19GULPIYURI A MENOR PRAIA DO MUNDO

Menor praia do mundo não tem acesso direto ao mar, (…) 

Localizada na Espanha, a praia possui 40 metros de comprimento e não possui uma ligação direta com o oceano. A água salgada chega através de túneis subterrâneos.

Toda praia de água salgada precisa ter um mar? Na Espanha, mais exatamente na região das Astúrias, não é bem assim. Uma curiosa praia local ganhou fama mundial por sua peculiar condição. Com apenas 40 metros de extensão e ondas que surgem sem explicação, Gulpiyuri atrai turistas do mundo inteiro interessado em conhecerem uma praia que mais parece uma lagoa de água salgada.

      O trecho de areia é considerado a menor praia do mundo pelo “Guinness Book”.

      Gulpiyuri é uma pequena praia de mar porem situada terra adentro, entre verdes prados agrícolas. Em uma costa íngreme de rocha calcária, o mar foi criando uma caverna no interior e o fundo da caverna desabou (um fenômeno conhecido como dolina), deixando um pequeno oco circular de uns cinquenta metros de diâmetro, a cem metros da costa do Mar Cantábrico. Este afundamento segue conectado com a costa a água de mar, notando-se também, as marés e proporcionado uma praia de areia fina.

O segredo de Gulpiyuri, que nasce atrás de grandes rochedos distantes mais de cem metros do oceano, são túneis subterrâneos que transportam a água do mar para dentro do continente, criando uma praia no meio do nada. Com águas translúcidas e uma profundidade de aproximadamente 90 centímetros.

Gulpiyuri ainda recebe a visita diária de dezenas de pequenos peixes coloridos que atravessam os canais subterrâneos rumo ao paraíso. 

Infelizmente, tudo que é bom não acontece sempre. Como a água salgada invade os túneis somente quando a maré sobe, em alguns momentos do dia, durante a maré baixa, a praia seca.

Durante a maior parte do dia a água está no nível da praia e garante uma experiência única aos sortudos turistas. Outro fenômeno que chama a atenção em Gulpiyuri são as ondas que ´surgem do nada´, mas que na realidade chegam a praia pelos túneis subterrâneos. 

O curioso formato da praia é a consequência da erosão causada pela água e pelos fortes ventos da costa espanhola.

O único acesso para se chegar à praia, tem que ser feito a pé entre as plantações e entre estes povoados.

Há milhares de anos, a área que forma Gulpiyuri era uma enorme caverna que só era acessada através dos túneis submarinos. Com o tempo, as rochas foram se desgastando até surgir a praia.

Se hoje, Gulpiyuri está no Guinness Book e é mundialmente conhecida pela sua rara beleza, no passado ela era apenas um problema para os agricultores locais que não podiam usar a área para plantação.

Somente no começo do século XIX que a praia ganhou fama mundial como um destino turístico e após a região das Astúrias entrar na lista de desejos dos visitantes europeus.

Localizando Gulpiyuri – Astúrias

Província do Norte de Espanha e um principado sob o patrocínio do herdeiro do trono espanhol, integrados na Comunidade Autônoma das Astúrias com a capital na cidade de Oviedo. Faz fronteira com as províncias – Cantábria a este, Leon a sul, Lugo a oeste, e a norte é banhada pelo mar Cantábrico (oceano Atlântico). Tem uma superfície de 10 604 km2.

A noroeste, junto ao mar Cantábrico, na vertente norte da cordilheira Cantábrica, apresenta uma costa muito escarpada e recortada, formando praias, rios e cabos. Uma das áreas mais elevadas desta região corresponde aos Picos da Europa, que atingem os 2400 metros de altitude, e onde existe um parque natural.

É nesta região que se encontram as cidades de Ribadesella e Llanes, entre as quais se encontra o fenômeno interessantíssimo do mar que passa por meio de uma caverna e cria a bela e única praia de Gulpiyuri.

Fonte 

.S. michelechristine 

.S. guiaviajarmelhor 

.Wikipedia 

.Falando de PescaEdit. Abr./19 

[B.10] 

Pra pensar“ Só Existem dois dias no ano que nada pode ser feito. – Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.” – Dalai Lama

 

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. You can also subscrever estes comentários via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio avatar-reconhecido, por favor registre em Gravatar.