Falando de Pesca »

15 de agosto de 2021 – 21:36 | 37 views

48 – PEIXE – 44- Falando de Pesca             
 44-48-10-S- GAROUPA VERDADEIRA
 
Garoupa – pinephelus marginatus é um peixe  de água salgada , conhecido pelos nomes comuns de “garoupa – (…)

Leia a história completa »
Blog
Além da Pesca
iniciantes
Notícias de Pesca
Peixes
Home » iniciantes

19- Falando de Termos de Pesca {400}

Enviado por on 27 de fevereiro de 2021 – 17:50Nenhum Comentário | 63 views

52.00- INICIANTES – 19 – Curiosidade 

52.019.60- TERMOS DA PESCA ESPORTIVA

A ideia básica de relacionar alguns  termos de pesca em inglês, e sua equivalência em português, comumente usado no meio, é de simplificar a “vida” dos Pescadores e tentar ajudar aqueles que buscam “abrasileirar” os nomes das coisas de pesca, (…)

01-.Anzol Acessório usado para fisgar o peixe. É colocado no final da linha e possui vários tipos e modelos.

02-.AbissalRegião de grande profundidade marítima que serve de habitat para muitas espécies exóticas . Possui dificel acesso e seus peixes raramente  sobem a superfície.

03-..Alto-marTerritório longe da costa, mas que é muito procurado por pescadores. Proporciona um grande desafio para aqueles que buscam peixes de grande porte, presentes somente em regiões pelo mar afora.

04-.AlevinoFilhotes de peixes, ainda no estágio embrionário. São os ovos depositados em locais específicos e que não podem sofrer interferência da ação humana. 

05B.lacklash – Cabeleira, ou seja, quando o Pescador solta a linha em torno do carretel tanto do molinete como da carretilha e ela se embaralha toda. Da um trabalho enorme para recompor.

06-.Backing – Linha Reserva – a ser usada antes da linha de Flay.07.Baitcasting–  Pesca de Arremesso com Carretilha.

08-.BlankParte da vara onde são fixados os passadores de linha. É o corpo da vara .

09.Bug  – Isca grande e flutuante para Flayl.

10-.Blade – Laminas usadas nas iscas tipo Spinner ou Spinnerbait.11-.Blank Parte da vara onde são fixados os passadores de linha. Considerado o corpo da vara.

12-.Barbela-Termo utilizado para se referir à saliência na parte da frente das iscas artificiais. Elas costumam definir como será o salto e em qual profundidade ela ficará em relação à água.

13-.BoiaArtefato feito de cortiça, isopor ou outros materiais. A boia serve para manter a isca próxima à superfície da água, facilitando na hora de puxar o peixe fisgado. 14-.Casting – Pode se se dizer que seja o arremesso em si ou a capacidade de arremesso de uma vara em grama ou onça.

15-.Cabeleira Quando o Pescador solta a linha em torno do carretel tanto do molinete como da carretilha e estes se embaralha todo. Da um trabalho enorme para recompor.

16.Canto da FriçãoÉ o som característico dos molinetes ou carretilhas quando o peixe dispara depois de fisgado.

17-.CevarEssa gíria de Pescador diz respeito ao ato de arremessar massa ou iscas na água para atrair os peixes.

18-.Coquinho Pequeno fruto em forma de coco que serve de isca para determinados tipos de peixes.

19-.Corrico Tipo de pesca que é feita com o barco em movimento, seja no mar ou na água doce.

20.Damsel  –  Moscas que Imitam Libélulas (borboleta).

21-.Diz-se que o peixe encharutou a isca quando essa fica inteira dentro da boca do peixe. –

22-.EstouroQuando o peixe bate com a isca na superfície da água.

23-.EmbodocarQuando a vara enverga durante a captura de um bruto.

24.Empate ou LíderUma espécie de terminação usada para segurar o anzol no fim da linha. Geralmente é mais grossa que a espessura da linha.

25-.Enrosco ou Galhada, pedras ou outras estruturas encontradas no ambiente aquático em que a linha de pesca, o anzol ou a chumbada podem ficar presos.

26-.Flating  – Flutuar -Termo usado para iscas artificiais ou linha do Flay. 27-.Frog – Iscas Artificiais de materiais específicos (plástico/silicone) que imitam rãs, ratos, sapos e outros mais.

28-.Flyfishe – Pesca cujas iscas imitam Moscas.

29-.FluorcarbonoMaterial utilizado para a confecção linhas mais resistentes à abrasão, com menor elasticidade e maior transparência. As linhas de fluorcarbono geralmente são usadas para fazer líder. Em alguns casos são usadas como linha principal.

30-.FlyUm dos tipos de pesca mais conhecidos.- O flay (ou mosca) dispensa o uso de carretilha ou molinetes e é usado principalmente para iscas artificiais.

31-.FerrarO mesmo que “fisgar”, ou seja, ação de prender o peixe no anzol de forma definitiva.

32-.Gaff –Bicheiro –Acessório para trazer peixe de porte grande para dentro do barco após a fisgada.

33-.Grub – Isca artificial macia e flexível em forma de Verme.

34-.GarateiaConhecida também como Chuveirinho, a garatéia é um conjunto de dois a quatro anzóis usados para aumentar as chances de fisgar vários peixes de uma vez.

35-.GalhadaDurante a briga, é muito comum que os peixes busquem abrigo entre galhos próximos à costa ou área alagada.-

36-.Hackle – Pena usada na montagem de Moscas. 37-.Hair Wing – Moscas cujas asas são feitas de pelos. –38-.Half Hitch – Termo usado para identificar um nó específico.

39-.Hook – Anzol. 40-.Hackle Pena utilizada para a montagem de moscas. 41-.IscólatraExpressão usada para definir aqueles Pescadores que só usam iscas artificiais e não as vivas ou feitas com matéria orgânica.

42-.Isca artificial Artefato de plástico, metal, madeira, borracha, penas, cerdas etc., bastante coloridos e/ou brilhantes, de várias formas, munidos de anzol simples, duplo ou triplo.

43-.JigConhecido também como boneca ou vassourinha, o jig é um tipo de anzol decorado com penas e feito de chumbo.

44-.Líder ou Arranque Trata-se da linha amarrada à frente da linha principal, geralmente com maior resistência e diâmetro maior também, podendo ser de tipo diferente da linha principal.

45-.JardaUma medida de comprimento equivalente a 0,9144 metros.

46-.João-pepinoApelido dado por um Pescador a uma isca importada:-jumpin minnow, “rainha na pesca de tucunarés”. 47-.Laranjinha Parecida com uma pequena laranja, é uma isca muito utilizada no Pantanal para a pesca de pacus e peixes de médio porte.

48-.LevantarQuando um Pescador utiliza apenas iscas de superficie até os peixes aparecerem.-

49–.Levantar – Gíria usada para indicar quando o Pescador insiste até o peixe aparecer.

50-.LinguiceiroPescadores que só pescam com  iscas vivas.

51.Mamando a iscaCostuma-se dizer quando o peixe dá pequenos toques na isca sem mordê-la.

52-.Memória de linhaAo ficar enrolada no carretel durante muito tempo, alinha passa a adquirir um formato espiralado. Os Pescadores chamam isso de “memória de linha”, ou seja, ela ficou tanto tempo em uma posição que acabou ganhando aquele aspecto.

53-.MucureiroExpressão utilizada para os Pescadores que rotineiramente matam seus peixes. Vale lembrar que, para apescaria esportiva , essa prática é repudiada.

54-.MolineteEquipamento de origem francesa, o molinete é como uma carretilha e possui a função de tracionar a linha e deixá-la ideal para determinados movimentos. É escolhida por muitos Pescadores por seu fácil manuseio.

55-.MuvucoLocal em que o peixe se esconde, especialmente no meio de galhadas e buracos.

56-.ManhosoOs Pescadores chamam um peixe de manhoso quando o animal não quer morder a isca, ou a fisgada está demorando muito.

57.Needle knotUm tipo nó muito usado por Pescadores para prender o líder, a linha de Mosca.

58-.Óculos PolarizadoEquipamento produzido com lentes com tratamento especial para cortar o reflexo da água.

59-.RebojoQuando os peixes se movimentam na superfície da água.

60-.Refugarmodo, usado para falar que o peixe desistiu da isca.

-61-.Passaguá– Coador ou rede utilizada para retirar os peixes da água.

62-.Plugs São iscas com formatos imitando pequenos peixes ou crustáceos, ideais para a atração de determinadas espécies. Podem ser trabalhadas em qualquer profundidade. –

63PoitaÂncora de embarcações de pequeno porte. O termo também é usado para fazer referência ao pescador preguiçoso, que não faz nada, que entra no barco e só se mexe para pescar.

63-.SamburáSacola para guardar peixes vivos dentro da água.

64-.SpinnerIsca artificial em formato de colher que, quando jogada na água, é impulsionada pelo movimento aquático e gira em torno do peixe.

65-.Sair sapateiroO mesmo que bater fofo, ou seja, sair da pesca sem peixe..

66-.Suport Hook ou Assist HookAnzol extra ou auxiliar, geralmente colocado nas iscas de fundo tipo Jumping Jig, ou metal Jig

67-.Tomando linhaQuando o peixe arranca uma grande quantidade de linha do carretel durante a briga, os Pescadores dizem que ele está “tomando linha”.-

68-.TurbinarModificar a isca artificial para melhor.69-.UpstreamTipo de pescaria em que obarco vai contra o fluxo da correnteza, subindo o rio.

70-.Zóio de lula – Quando o companheiro, na ação, trapaceia jogando a isca em cima da isca do outro, onde está o peixe.-71Chaveirinho ou –Lombriga – Um peixe pequeno.

Fonte

.S.mtkbrasil –

.S. Pesca Alternativa

.B.Cremonesi .

B. Quisty

.Falando de Pesca – Edit. Fev./21

Preserve a Natureza ! . Não exagere na quantidade de peixe que for levar para casa !!. .Solte sempre, peixe é como dinheiro, se não preservado, acabará, sim !!!. .

400

   

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. You can also subscrever estes comentários via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio avatar-reconhecido, por favor registre em Gravatar.