Falando de Pesca »

15 de agosto de 2021 – 21:36 | 63 views

48 – PEIXE – 44- Falando de Pesca             
 44-48-10-S- GAROUPA VERDADEIRA
 
Garoupa – pinephelus marginatus é um peixe  de água salgada , conhecido pelos nomes comuns de “garoupa – (…)

Leia a história completa »
Blog
Além da Pesca
iniciantes
Notícias de Pesca
Peixes
Home » Falando de Pesca

44- Falando da Garoupa Verdadeira  {395}  

Enviado por on 15 de agosto de 2021 – 21:36Nenhum Comentário | 63 views

48 – PEIXE – 44- Falando de Pesca             

 44-48-10-S- GAROUPA VERDADEIRA

 

Garoupapinephelus marginatus é um peixe  de água salgada , conhecido pelos nomes comuns de “garoupa – verdadeira” , “garoupa -crioula” e “garoupa preta”, sendo esta espécie a que será tratada neste texto (…)

Nome Popular: garoupa verdadeira , garoupa crioula e garoupa preta 

Nome/ dados  Científicos    .Classe –        Actinopterygii

                                     .Reino:  Animalia .Filo:   Chrodata

           .Ordem :       Perciformes  Serranidae

.Gênero :  Epinephelus    .Especie:      Epinephelus marginatyus

.Nome binomial – Epinephelus marginatyus (Lowe , 1834)

.Características Mede 1,40/1,50 m com peso médio de 50/60 kg. Vive em média 50 anos,   com conhecimento de exemplares com até 60 anos.Tem boca grande e destacada com lábios proeminente, sua barbatana é comprida e sua barbatana caudal é convexa e permite movimentos rápidos em distâncias curtas e sua cabeça é arredondada.O opérculo tem três espinhas.

Sua cor varia do verde ao marrom dependendo da estação do ano e da idade. É verde a azulado durante sua fase juvenil. O adulto é marrom-obscuro com os pontos cor amarelo-forte e claro. Pode, ademais, apresentar distintas colorações segundo seu estado.

Se distingue de outras espécies parecidas pela margem dabarbatana caudal arredondada de forma convexa, pelas laterais claras na cabeça e pela cor tipicamente marrom, mais cinza nas outras espécies.

Começam a se reproduzir a partir dos 45 cm, com isso a espécie vem sendo ameaçada pelo homem devido à pesca predatória e à destruição de seu habitat natural, sendo considerada como “Ameaçada de Extinção” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

.HabitatViveː no Mar Mediterranêo; no Oceano Atlântico perto dos Açores, frente às costas do sul do Brasil, do Uruguai e do norte da Argentina; e no Oceanico Índico frente às costas de Moçambique e Madagascar. Geralmente a uma profundidade entre os 10 e 50 metros, chegando às vezes até os 200 metros, especialmente nas áreas de fundos rochosos ou em grutas. No Brasil, a espécie ocorre do Rio Grande do Sul até o Espírito Santo.

Reprodução

É hermafrodita sucessivo, madurando como fêmea aos 5 anos e mudando em macho aos 12 anos, embora possa ser desde os 7 anos segundo a situação demogrãfica  do grupo. Se emparelha durante o verão. A fêmea transitória busca ao macho em seu território e espera sua chegada.

A estratégia reprodutiva das garoupas-verdadeiras é curiosa: alta fecundidade e ausência de cuidado parental (milhares de ovos liberados na coluna d’água). Todos os indivíduos têm sua primeira maturação (quando estão aptos a reproduzir) como fêmeas e quando adultos os indivíduos podem reverter o sexo para macho ou permanecer fêmea, sendo que os maiores quase sempre são machos. Como consequência dessa estratégia, a razão sexual da garoupa-verdadeira é desproporcional, ocorrendo sempre mais fêmeas do que machos.

A espécie é alvo da pesca em toda sua área de distribuição e suas características biológicas e ecológicas a tornam, assim como outros peixes de sua família, vulneráveis à pressão pesqueira. A captura desses peixes está geralmente direcionada aos indivíduos maiores, que são em sua maioria os machos, reduzindo ainda mais a quantidade deles na população e comprometendo o sucesso reprodutivo da espécie.

        Hábitos Alimentares A garoupa verdadeira é uma espécie carnívora, que se alimenta principalmente de crustáceos, peixes e moluscos. Como é comum em peixes carnívoros, a garoupa verdadeira também apresenta  variação de dieta de acordo com seu tamanho. Canibalismo também é comum nesta espécie.

.Status de Conservação _ Espécie ameaçada de estar próxima de extinção.

.PescaCom o intuito de colaborar com a preservação dessa importante espécie , deixamos de abordar neste texto, o tema COMO PESCAR”. 

FONTE
.U.F.do R.GRANDE
.INST.TERRA VIVA
.FAUNA NEWS
.B.do PESCADOR 2010
.WIKIPEDIA
.FALANDO DE PESCA.Edit.Ago./21

♣ O que você tem feito pelo planeta Terra??

395

 

 

 

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. You can also subscrever estes comentários via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio avatar-reconhecido, por favor registre em Gravatar.