Falando de Pesca »

6 de novembro de 2019 – 18:15 | 74 views

48-Peixes – 44 – Falando de Pesca

48-66-S- CONHECENDO A PIRARARA
A Pirarara é um peixe que tem sua ocorrência nas bacias dos rios Araguaia – Tocantins e Amazônas, (…)

      Reino – Animalia  ; Filo - Chordata ;  Classe - (…)

Leia a história completa »
Blog
Além da Pesca
iniciantes
Notícias de Pesca
Peixes
Home » Falando de Pesca

47- Falando de Tilápia- (03)

Enviado por on 9 de julho de 2012 – 13:40Nenhum Comentário | 26.738 views

44. 00 – FALANDO DE PESCA – 47 – Pesca

               47.42. S - BOA ÉPOCA PARA A TILÁPIA

  Dizem os entendidos que a Primavera é boa época para a pesca de superfície da tilápia, (…)

A primavera, realmente desperta o entusiasmo do Pescador de tilápia, principalmente na região sudeste.

A água dos reservatórios se aquece, e as tilápias que passam o inverno, praticamente inativas, começam á atacar as artificiais, da forma que o Pescador gosta, furiosa e agressiva.

Dicas e Sugestões – Para o Pescador, não perder essa oportunidade

ONDE PESCAR

01- Barrancos Íngremes com Arvores Altas sobre a ÁguaObservando- se esses pontos pode-se notar insetos que caem diretamente na água, isso se transforma em ceva natural que com certeza vão atrair os peixes.

02 – Pontas de BarrancoMais raso que os barrancos íngremes, esses pontos costuma concentrar predadores em suas proximidades.

Dependendo da direção dos ventos, diversos tipos de alimentos que estão pela superfície da água, podem se deslocar para essas pontas de barranco.   

03- Barrancos com Cigarras Cantando- O Pescador não deve ignorar o som emitido pelas cigarras, “não pelo seu canto”, mas por que, algumas sempre caem na água, o que atrai as tilápias.

Não esquecer de ficar ligado na direção do vento, pois ele mudando seu sentido, poderá levar os insetos para outro barranco.

04 – Locais com PedrasAlem de servirem como pontos de caça para os predadores, as pedras absorvem o calor do sol e o transferem para a água que fica mais aquecida nesses pontos.

05 Árvores Frutíferas Pés de gavirora, araçá, goiaba, pitanga, figo e outras do tipo que os pássaros costumam comer , quando situadas na beira das represas , sempre reúnem tilápias em sua sombra, principalmente por ocasião da frutificação, primavera e verão.

06 Baixios Em alguns locais, a baixa profundidade permite aos peixes emboscar com maior facilidade suas presas, e eles acabam concentrando suas atividades nesses locais.

07 – CapinzaisCom a represa cheia, os fundos de grota podem estar repleto de capim, alimento da preferência das tilápias, chegando até se projetar fora da água para alcançar as folhas fora da água.

Mesmo estando interessadas no capim, algumas ações com artificiais, poderão ocorrer nesses pontos.   

O QUE USAR COMO USA QUANDO USAR

A) Cigarras Artificiais Iscas Artificiais, fáceis de se reconhecer, possuem barbelas côncavas abauladas, em forma de colher.

.Como trabalhar – Recolher de forma continua e lenta, fazendo as iscas se moverem de um lado para o outro. Pode-se executar toques sutis de ponta de vara, desde que a ponta desta fique voltada para cima.

A isca virá batendo sua barbela na água e produzirá um barulho característico na superfície.

Durante o recolhimento, pare a isca de vez em quando e espere alguns segundos. Muitos ataques acontecem quando o plug fica imóvel, podendo ocorrer algum tão violento que levantam água.     

.Quando UsarQuando as cigarras cantam, e preferencialmente, quando há pouco ou nenhum vento.

B) –ISCAS DE HÉLICE São pequenos plugs que de maneira geral tem a forma cilíndrica, levam única hélice trazeira. São curtas, ou seja, vão até Sete cm, sendo, ideais, as de cinco centímetros. 

. Como TrabalharO trabalho deve ser também lento. Recolher com velocidade suficiente

Apenas para fazer a hélice girar, intercalando o recolhimento com curtos parados.

Podendo também dar toques mais fortes de ponta de vara, para que a isca a faça mais barulho na superfície.

.Quando Usar A isca de Hélice, são excelentes quando há vento. Sua hidrodinamica é perfeita para tais condições, sendo que as leves marolas formadas pelo vento acabam ajudar a camuflar a isca.

O Pescador deve lembrar sempre que, quando venta , a possibilidade de caírem insetos na água aumenta. Os peixes costumam caçar nesses momentos e os ataques são certeiros, tornando a pesca na superfície bastante produtiva.

C) –SPINNERSSão iscas metálicas e que basicamente são compostas por uma colher que gira em torno de um arame que tem a função de um eixo central.

Os spinners são iscas das mais versáteis, tanto para água parada, meia água e até em correnteza.

. Como Trabalhar O trabalho deve ter um recolhimento constante, com alternância de velocidade para sentir o comportamento do peixe no seu ataque à isca.

Há situações em que a tilápia prossegue a isca por um tempo antes de ataca-la. Nesse caso , se o Pescador conseguir visualizar o peixe , não pare de recolher para não perder a chance de uma bela fiscaga.      

.Quando Usar Os Spinners são iscas ideais para serem usadas quando das entradas de frentes frias, quando a temperatura cai e peixe costuma afundar um pouco.

 Alem disso, ocorre maiores chances de se capturar tilápias nilóticas, cujo ataque pode ocorrer em função do peixe estar defendendo sua ninhada, quando a isca passa em meio ao cardume de filhotes.

D)PLUG DE MEIA ÁGUASão pequenas iscas de barbela que emitam peixinhos e insetos, de até cinco centímetros. estas iscas podem ter ação flutuante (floating) ou ação de afundamento (Sinking).

.Como TrabalharA ação deve ter um recolhimento intercalado com algumas paradas, ou continuo. Quando o Pescador optar pela ação sinking, observar que a isca não afunde muito, pois pode ocorrer os desagradáveis enroscos. 

.Quando Usar Como os Spinners, os Plugs de Meia Água são boas opções quando chegam às frentes frias.      

FONTE

.SITE R. P. ESPORTIVA Nº 149

.FALANDO DE PESCA – Edit./ Dez./10

♣ O que você tem feito pelo planeta Terra??

 

 

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. You can also subscrever estes comentários via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio avatar-reconhecido, por favor registre em Gravatar.