Falando de Pesca »

6 de novembro de 2019 – 18:15 | 419 views

48-Peixes – 44 – Falando de Pesca

48-66-S- CONHECENDO A PIRARARA
A Pirarara é um peixe que tem sua ocorrência nas bacias dos rios Araguaia – Tocantins e Amazônas, (…)

      Reino – Animalia  ; Filo - Chordata ;  Classe - (…)

Leia a história completa »
Blog
Além da Pesca
iniciantes
Notícias de Pesca
Peixes
Home » Falando de Pesca

29-Pescando com Camarão

Enviado por on 23 de maio de 2013 – 17:23Nenhum Comentário | 10.010 views

44.00 – FALANDO DE PESCA – 29 – Pesca de Praia

29.20.RPESCANDO NA PRAIA COM CAMARÃO

Depois da escolha e montagem corretada da vara “com tudo que é de direito”, os tipos de iscas e a forma que as preparamos(…), 

São as ações que poderão determinar o sucesso ou não de uma pescaria de praia.

De maneira geral, a produtividade é sempre maior quando se escolhe isca é viva ou fresca.

Quando se tem dificuldades no uso da isca viva ou mesmo fresca, o jeito é usar “aquelas” que foram armazenadas anteriormente. Para isso, sempre é bom , quando possível, fazermos uma reserva.

Um detalhe muito importante no uso da isca natural é de que a ponta do anzol, sempre, deve ser deixada livre, quase sempre aparente, para facilitar a fisgada. Deve-se ter também, cuidado com excesso do elástico usado para prender a isca no anzol.

Camarão – Praia e Mar

Das iscas naturais é a mais popular, obtendo sucesso na captura de quase todos os peixes. A eficácia dos resultados depende muito da qualidade do camarão, que deve ser preferencialmente fresco e sem conservantes químicos (como o metabissulfito de sódio).

Usa-se também o camarão desidratado em sal iscado em pedaços, na maioria das vezes sem casca. Os mais usados são ferrinho, sete barbas e branco. No período de defeso encontramos o camarão cinza.

Dica –  Para a conservação dos camarões, cortamos suas cabeças com o auxílio de uma tesoura, lavando-os em seguida com água do mar e colocando-os em recipientes como pequenas embalagens plásticas, saquinhos ou potes de margarina. Assim, estão prontos para ir para o congelador.

Como Iscar Camarão Vivo

A primeira, e mais utilizada, consiste em passar o anzol (preferencialmente os chamados anzóis de robalo – shinner ou wide gap, que possuem um formato específico, ajudando a manter o camarão vivo) na base do ferrão encontrado na parte de cima da cabeça do camarão. (Não havendo esse tipo de anzol usar o disponível).Nesse local, existe um pequeno vazio, onde o anzol não provocará tantos danos, mantendo o camarão vivo por mais tempo. Tome o cuidado de não perfurar partes vitais do camarão.

A segunda consiste em iscar o camarão pelo rabo, um pouquinho antes do rabinho do camarão.Essa maneira é um pouco menos eficiente. Primeiro porque se corre o risco de a isca soltar-se mais facilmente, além de manter o camarão vivo por menos tempo. Por outro lado, o camarão fica um pouco mais solto para movimentar-se no fundo do local.

Como Iscar Camarão Morto

Uma das maneiras de se iscar o camarão morto consiste em retirarmos a cabeça do camarão e passá-lo inteiro pelo anzol, prendendo levemente no início de sua cauda, evitando que o mesmo se solte.

Outra maneira consiste em iscar da mesma forma, mas mantendo a cabeça do camarão. Assim o aspecto da isca fica mais natural, porém perde-se facilmente a isca, pois temos uma grande porção de camarão (sua cabeça) fora do anzol, o que pode ocasionar a perda da isca durante o arremesso, por causa do peso da cabeça.

Podemos ainda utilizar o camarão também com cabeça, mas iscado de forma lateral, passando-se o anzol pelo meio de seu corpo. Para a pesca de corvinas, costumam-se usar até 6 camarões no mesmo anzol iscados dessa forma.

Utiliza-se muito o camarão sem casca, inteiro ou em pedaços. Nesse caso, como já dito,  é necessário amarrar o camarão ao anzol com a ajuda de uma linha bem fina ou de linhas elásticas (como o elastricot), para evitar que a isca se solte.

Tome o cuidado de não usar muita linha, deixando sua isca parecida com uma múmia. Utilize somente um pouco de linha com a única finalidade de evitar a perda da isca.

Fonte

.R. P. Esportiva 123 – Gerson Schütz Pinheiro

.Lucas.Y.N.26

.Site Guia de Pesca de Praia

.Falando de Pesca – (11) R- Mai./13

Figuras  - Pescaki /Veio Pipoqueiro/Mapa do Pescador

 

♣ O que você tem feito pelo planeta Terra??

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. You can also subscrever estes comentários via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio avatar-reconhecido, por favor registre em Gravatar.