Falando de Pesca »

6 de novembro de 2019 – 18:15 | 481 views

48-Peixes – 44 – Falando de Pesca

48-66-S- CONHECENDO A PIRARARA 
A Pirarara é um peixe que tem sua ocorrência nas bacias dos rios Araguaia – Tocantins e Amazônas, (…)

      Reino – Animalia  ; Filo – Chordata ;  Classe – (…)

Leia a história completa »
Blog
Além da Pesca
iniciantes
Notícias de Pesca
Peixes
Home » Falando de Pesca

30- Falando de Artificial para Mar

Enviado por on 15 de maio de 2012 – 19:20Nenhum Comentário | 1.223 views

44.00 – FALANDO DE PESCA – 30- Pesca no Mar

        30.04. SISCAS PRÉ-MONTADAS

As iscas pré-montadas são práticas e oferecem vantagens tanto para iniciantes como para experientes,(…)

Com o passar do tempo à pesca oceânica ganha mais adeptos, particularmente no litoral Sul, onde se observa significativo aumento.

 O visual do oceano com águas azuis, golfinhos, tartarugas, baleias e belos peixes despertam paixão imediata por esta modalidade de pesca que pode ser praticada em toda a costa, desde o Nordeste até o Sul, destacando-se alguns pontos especiais, como o litoral da Bahia, Espírito Santo.

A demanda gerada por um grande número de Pescadores em todo o país despertou o interesse de lojas especializadas, importadores e fábricas de iscas para trolling. (corrico com diversas iscas), modificando completamente a realidade desta modalidade.

Inicialmente a dificuldade para a aquisição e montagem daquelas iscas mantinha muitos Pescadores afastados deste tipo de pescaria.

Atualmente algumas fábricas já disponibilizam iscas montadas, prontas para o uso. Esta praticidade e o simples fato de eliminar a necessidade de maiores conhecimentos de montagem facilitam em muito a vida dos Pescadores que iniciam nesta modalidade. Para eles, basta abrir a embalagem e pescar, uma espécie de plug and play.

Entretanto, duas situações naturais podem tirar o Pescador desta praticidade – Primeiro, o desgaste da montagem original. Anzóis com oxidação e a deterioração do monofilamento por causa de embates contra os peixes. – Segundo, o avanço na técnica e no padrão de exigência do Pescador que o levam a utilizar equipamentos mais afinados para cada tipo de peixe.

Com o passar do tempo todo Pescador, acaba adquirindo conhecimentos e formando opinião própria sobre o que é melhor e mais produtivo para suas pescarias.

Qual a Vantagem de Iscas Prontas para Uso?

Em caso de deterioração do monofilamento, o Pescador iniciante não deve economizar tentando prolongar a vida útil da montagem original das iscas. Depois de várias capturas é normal que o equipamento apresente desgaste e torne-se pouco confiável, perdendo resistência e eficiência.

O desgaste do monofilamento torna-o frágil e sem resistência possibilitando sua ruptura e conseqüente perda da isca.

A oxidação do anzol faz com que ele perca o fio e a eficiência nas fisgadas. Neste caso será feito apenas um reparo, trocando as partes desgastadas por novas iguais às originais. Este procedimento irá reparar a eficiência inicial das iscas.

Quando o Pescador fica mais experiente, pode optar por fazer uma modificação mais radical na montagem das iscas. Substituindo o anzol original por uma montagem com dois anzóis, trocando a bitola do monofilamento original por um mais grosso e colocando protetores de linha nos pontos de contato com o metal.

Além de aumentar a resistência das iscas, possibilitando a captura de peixes maiores, a principal vantagem deste procedimento está no grande ganho em matéria de eficiência, reduzindo quase a zero a possibilidade de ferradas perdidas.

Como Modificar a Isca

.Começar retirando a montagem original da isca.

.Caso a opção seja por montar anzóis duplos, fixar um ao outro com cabo de aço flexível e dar o acabamento com o tubo termoretrátil, mantendo os anzóis dispostos em um ângulo de 90º.

.Separar + – 1,5m de monofilamento e inseri pela parte frontal da isca.

.Colocar as miçangas, na parte posterior da isca, com a função de espaçadores, passando pelo monofilamento.

.Fixar os anzóis grimpando a luva e repetimos o procedimento na parte do monofilamento que fica à frente da isca, fixando o protetor de linha.

DicaEsta montagem pode ser utilizada basicamente para atuns, dourados e marlins brancos, podendo se prever assim, significativa eficiência.

FONTE

.(GILBERTO GABARDO) R. PESCA ESPORTIVA – Nº 115

. FALANDO DE PESCA – Edit. Mar./11

♣ O que você tem feito pelo planeta Terra??

 

 

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. You can also subscrever estes comentários via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio avatar-reconhecido, por favor registre em Gravatar.