Falando de Pesca »

6 de novembro de 2019 – 18:15 | 488 views

48-Peixes – 44 – Falando de Pesca

48-66-S- CONHECENDO A PIRARARA 
A Pirarara é um peixe que tem sua ocorrência nas bacias dos rios Araguaia – Tocantins e Amazônas, (…)

      Reino – Animalia  ; Filo – Chordata ;  Classe – (…)

Leia a história completa »
Blog
Além da Pesca
iniciantes
Notícias de Pesca
Peixes
Home » Blog

09 – Falando de Arrecifes

Enviado por on 5 de abril de 2013 – 17:41Nenhum Comentário | 1.247 views

20.00 – NOTICIAS DE PESCA – 09- Meio Ambiente

20.18.RARRECIFES ARTIFICIAIS 

O conceito “recife artificial” define um conjunto de atividades que visa à remodelagem do ecossistema marinho com a oferta de novos habitats “(…),

Especificado em (Seaman & Sprague, 1991; Seaman, 2000).

A comunidade biológica que coloniza estruturas submersas artificialmente, tais como pilares de piers, colunas e fundações de plataforma de petróleo, cascos de navios, estruturas de concreto ou rocha natural, é semelhante aos substratos naturais rochosos do infralitoral adjacente.

Na gestão integrada de ambientes costeiros e marinhos, a utilização de recifes artificiais marinhos tem trazido resultados satisfatórios, principalmente na esfera da preservação ambiental e do zoneamento marinho.No âmbito pesqueiro, a aplicação de recifes artificiais tem apresentado resultados favoráveis quando são adotados critérios técnicos e científicos padronizados.

No Brasil, as grandes demandas regionais na resolução de conflitos de diversas naturezas, bem como no incremento da produção pesqueira, têm aumentado o interesse de diversos setores na utilização desta ferramenta.

No momento em que se discute o uso sustentável dos recursos marinhos, a sociedade se depara com o desafio de buscar soluções eficazes e racionais para a resolução dos problemas da pesca brasileira e de criar alternativas racionais de sua exploração pelas comunidades pesqueiras tradicionais.

Estes desafios estão circunscritos ao âmbito de um complexo processo institucional, que, partindo do envolvimento do governo, universidades, institutos de pesquisa, sociedade civil organizada e de empresas, e das prerrogativas de programas estruturantes, tais como o Fome Zero, poderá utilizar a tecnologia de recifes artificiais para o benefício das comunidades costeiras tradicionais mais carentes.

Baía de Caraguá (SP) terá arrecifes artificiais (??)- Alguém sabe alguma coisa a respeito??- Contate-nos

FONTE

. MPA

. FALANDO DE PESCA- (11) -R.Abr/13

Figuras   – guarapas/papaacordas/infraton

♣ O que você tem feito pelo planeta Terra??

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. You can also subscrever estes comentários via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio avatar-reconhecido, por favor registre em Gravatar.