Falando de Pesca »

6 de novembro de 2019 – 18:15 | 436 views

48-Peixes – 44 – Falando de Pesca

48-66-S- CONHECENDO A PIRARARA 
A Pirarara é um peixe que tem sua ocorrência nas bacias dos rios Araguaia – Tocantins e Amazônas, (…)

      Reino – Animalia  ; Filo – Chordata ;  Classe – (…)

Leia a história completa »
Blog
Além da Pesca
iniciantes
Notícias de Pesca
Peixes
Home » Além da Pesca

50 – Falando de Um “Toque” Importante

Enviado por on 11 de maio de 2013 – 12:43Nenhum Comentário | 1.111 views

59.00- ALEM DA PESCA – 50 – Dicas de Saúde

50.05. RTOQUE SEM FRESCURA

Atualmente, o câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens(…), 

As estatísticas apontam que esse tipo é o segundo maior causador de morte nos Pais e que boa parte dos portadores não tem ciência de que possui a doença. 
   Geralmente ela afeta homens acima de 50 anos de idade e, nessa fase, os riscos de incidência e mortalidade se eleva consideravelmente. Nos últimos anos houve um crescimento no número de casos de câncer, em geral, devido ao aumento de expectativa de vida da população. 

  De acordo com os dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, em 2008, foi registrado no Brasil aproximadamente 50mil manifestações do problema na próstata. Apenas no estado de São Paulo, a estimativa é de 46,3 casos para cada 100 mil habitantes.

   Riscos   

Segundo estudos do INCA, indivíduos com parentes próximos, como pais e irmãos, que apresentam câncer de próstata tem, de três a dez vezes, mais chances de desenvolver a doença antes dos 60 anos, quando comparado com a população em geral.

Nesses casos, a prevenção deve começar a partir dos 40 anos, já que nem sempre os fatores hereditários são decisivos para o surgimento da moléstia.

Estima-se que os hábitos alimentares também contribuam para formação do câncer, mas ainda não existe comprovação. Porém, os estudos científicos indicam que uma dieta balanceada e rica em frutas, verdura, legumes, grãos, cereais integrais e com menos gordura, especialmente o de origem animal, pode ser uma forma de evitar essa e outras complicações ao longo da vida.

Ainda não há uma maneira comprovada de prevenção, mas a pratica de exercícios aliada a uma alimentação saudável, sem abuso de álcool ou cigarro podem evitar a doença. 

Diagnostico 

Por ser um problema que normalmente não apresenta sintomas no inicio, a detecção pode ser demorada.

 Hoje, é constatado que o paciente esta com câncer na próstata por meio alguns métodos. Exame de sangue (PSA): precisa ser realizado anualmente após os 45 anos; toque retal: deve ser feito uma vez por ano por um urologista.

O teste pode indicar alguma alteração mesmo com níveis normais do PSA; sem transretal : aponta pequenos tumores em áreas nos quis o toque retal não alcança.

A biopsia é feita em ultimo caso, apenas quando alguma anormalidade é encontrada nos exames. O tratamento varia de acordo com o estagio do câncer; O método utilizado precisa ser individualizado e discutido entre o paciente e o medico.

   Tabu 

Diversos homens ainda encaram o assunto com preconceito devido aos mitos relacionados aos exames. Para conscientizar o sexo masculino, desde2004, a Sociedade Brasileira de Urologia promove o Dia Nacional do Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.

A campanha consiste em alertar a população sobre os tratamentos e sintomas e, principalmente, acabar com preconceitos em relação ao toque retal.   

Fonte 

.Revista IN –Nov.09

.Falando de Pesca (10) –R. Mai/13

♣ O que você tem feito pelo planeta Terra??

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. You can also subscrever estes comentários via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio avatar-reconhecido, por favor registre em Gravatar.